3 de março de 2008

CAFÉ COM GENTE




Cheguei à sala do cafezinho e a vi sem ninguém. Pensei: vou atrás de amigo para tomar comigo um café enquanto trocamos dois dedos de prosa. Não encontrei o amigo. Porém quando voltei, desolado, encontrei um colega que também chegara na sala. Conversamos, tomamos nosso café e cada um continuou suas atividades. Do que falamos? Não lembro.

Estou convencido de que o melhor acompanhamento para o famoso cafezinho é gente. Isso mesmo. Café com pessoas por perto. Que falta faz quando não temos ninguém por perto. Ainda que seja, e quase sempre o é, para falar de trivialidades. Amenidades. Há alguns que pensam ser isto, uma enorme perda de tempo. Todavia é necessário reconhecer que quando a vida fica muito séria e tudo o que fazemos resume-se a pesadas e criteriosas obrigações, estamos fadados ao estresse. Além do que, para pessoas assim, a vida em sua volta já perdeu todo o colorido e a leveza.

Qual é importância de um momento assim pra você? Tem gente que diz, de uma forma bastante defensiva: Não, obrigado, eu não bebo café. Ele também poderia dizer: não, obrigado, eu não perco tempo com gente falando à toa. Precisamos retomar o costume dos antigos que paravam onde se encontravam para trocar dois dedos de prosa. Nestas conversas, desinteressadas que são, conhecemos as pessoas mais próximas do que elas realmente são. Quem sabe dali não parte novos contatos, mais úteis e proveitosos (para os pragmáticos), ou então você saia dali extremamente satisfeito por ter dado ótimas risadas da última piada que ouviu. A propósito, na próxima piada que você ouvir, por favor, ria. Mesmo que a piada não tenha sido boa, ou que você já a tenha ouvido mil vezes. Faça isso apenas para não parecer chato e inadequado.

Que tal você começar hoje a valorizar estes encontros rápidos e desinteressados. Parar com tudo e relaxar ao lado de alguém que, assim como você, precisa de um tempinho para não pensar em nada e para não falar sério. Cultivemos momento assim, que certamente colheremos relacionamentos significativos e contatos que promoverão a alegria de pessoas, a glória de Deus e a expansão do seu Reino.

Com carinho e aguardando você para um cafezinho Pr. Marcelo

Nenhum comentário: