24 de novembro de 2011

O dia de um capelão

OS MINEIROS DO CHILE: As tragédias deles e as nossas.
A PROPÓSITO DE UM ACIDENTE AÉREO FATAL
Foi emocionante! O mundo todo assistiu e sentiu o aperto no peito, um misto de dó e de alegria, quando o pai abraçou o filho. Foi um alívio e uma vitória saber que cada um dos 32 mineiros que estavam há 69 dias isolados dentro de uma mina foram resgatados com vida. Mais uma vez nos víamos ali, identificados em mais uma tragédia em tempo real. A dor daqueles homens lá em baixo e de suas famílias aqui em cima era algo que, de tão pesado e forte, evitávamos até de pensar ou falar. Mas agora podemos botar pra fora todos aqueles sentimentos de confusão e de esperança que se experimentou naqueles dias.
Foi muito triste! No sábado último pela manhã, um acidente com um avião planador à vela que espatifou no ar, levou à morte dois jovens cheios de vida, de esperança e com o sonho de serem pilotos militares para defender nossa pátria se necessário sob o preço da própria vida. A notícia me chegou em meio a um encontro de outros 150 jovens, dentre os quais muitos eram colegas de escola das vítimas, em um sítio, onde se reuniam em retiro espiritual para uma celebração da vida e da alegria em servir ao Senhor. Novamente estávamos envolto a um misto entre a alegria do encontro e a tristeza da partida.
A certa altura, deixei o encontro de jovens, e acompanhado por alguns deles, me desloquei até o local onde se encontravam os pais e demais familiares de um dos rapazes. Nossa missão agora era a de chorar com os que choravam. Ficamos ali toda a tarde do domingo. Ao retornar nutríamos no peito um misto de missão cumprida e o desejo de ter ficado um pouco mais, de ter falado um pouco mais ou, quem sabe, de ter chorado um pouco mais.
O que desejo compartilhar com o(a) leitor(a) sobre estes dois episódios dessa densa semana é a oportunidade que temos, o tempo todo de nos tornarmos partilhadores do Reino de Deus em todas as circunstâncias da vida. Não apenas pedimos ao Pai que venha o seu Reino. Temos nós mesmos, seus filhos a oportunidade de fazer vir o Reino do Pai, em cada situação que vivemos em nosso dia-a-dia.
Sendo assim o meu convite pra você hoje é o mesmo das Escrituras Sagradas, que ouso parafrasear aqui para torná-la mais próxima de nós:
Alegrem-se com os que se alegram por serem libertados e chorem com os que choram por estarem enlutados
  Com carinho,                                                                                                                Pr. Marcelo
em uma quinta-feira, 14 de outubro de 2010 23:02:51

23 de novembro de 2011

OS SALMOS E A VIDA: A Poesia de Deus para o nosso dia-a-dia

“Certas canções que ouço cabem tão dentro de mim que perguntar carece: como não fui eu quem fiz?”

Esta expressão de um grande poeta de nosso tempo expressa uma verdade fundamental sobre os Salmos: por vezes, ao lermos temos a nítida impressão de que as palavras daquele Salmo expressam de tal forma o nosso momento de vida que parece que fomos nós quem os escrevemos.

É por isso que o teólogo reformado, João Calvino disse que os salmos são a “anatomia de todas as partes da vida humana”. Pois é, os Salmos são assim.

Aos lermos os Salmos, ao cantarmos, ao orarmos ou ao meditarmos neles nós conhecemos melhor quem nós somos, como é a vida e quem Deus é.

Nos compreendemos melhor nos Salmos. Nos vemos totalmente desnudados em nossa alma nestas canções e nestas orações. Nosso ser se revela por dentro e por fora. Cada parte de nossa vida sejam as emoções, seja o corpo ou ainda os nossos desejos, sonhos ou pecados, tudo... Tudo está ali, claramente, impunemente, descaradamente! O ser - humano que ali é apresentado tem cabeça, olhos, boca, barba, ouvido, braços, pernas, ossos, enfim. Nada é escondido. É uma pessoa que anda, que pára, que se assenta pra descansar, que passa por lugares difíceis, que se alimenta, que bebe, que tem fome profunda na alma. Os fortes, os corajosos, os felizes os bem-sucedidos, os ricos, todos estão ali. Mas ali também estão os ímpios, os pobres, os medrosos, os chorões, os perdidos, os fracos. Quem ajuda e quem é ajudado, quem ampara de dia e é amparado de noite, quem é humilde e quem é soberbo, todos... todos estão ali.

A vida se revela sem mistérios nos salmos. Vemos os degraus que havemos de subir (ou descer) em nossa jornada. Vemos que na vida há canto, há salto de alegria, há montes por onde o orvalho da graça de Deus desce e inunda o mundo. Vemos também que na vida há noites mal dormidas, há lágrimas. há choro, muito choro, de até fazerem doer os ossos. Há inimigos, há reis bons e maus, há justos e há ímpios. A vida como ela é, é mostrada nos Salmos sem maquiagem, e até mesmo sem roupagem religiosa, às vezes. Reconhecemos as batalhas e nos preparamos para enfrentá-las.

Nos Salmos chegamos mais perto de Deus. Aquele que não nos oculta o rosto, nem mesmo quando a gente pede pra ele nos “errar” (39). Conhecemos um Deus poderoso e pessoal, Aquele que é louvado, exaltado, mas não nos rejeita quando falamos atrocidades e tentamos ferir a sua honra. Esse é o Deus dos Salmos. Um Deus presente em cada parte da vida e do ser - humano.

Que ele nos dê Graça e a sua presença! Pr. Marcelo,

em 04/11/2010

HAJA ESTÔMAGO!

Pai, quero te agradecer por estarmos aqui, sabemos que nós somos falhos, somos imperfeitos, mas é o teu sangue que nos purifica. Pai, nós somos gratos pela vida do Durval ter sido instrumento de bênção para nossas vidas, para essa cidade. Tantas são as investidas, Senhor, de homens malignos contra a vida dele, contra nossas vidas. Nós precisamos da Tua cobertura e dessa Tua graça, da Tua sabedoria, de pessoas que tenham, Senhor, armas para nos ajudar essa guerra. Acima de tudo, Senhor, todas as armas podem ser falhas, todos os planejamentos podem falhar, todas as nossas atividades, mas o Senhor nunca falha”.


“A “oração” que o deputado distrital e corregedor da Câmara Legislativa do Distrito Federal fez pelo corrupto Durval Barbosa é de uma canalhice sem tamanho na história do evangelho brasileiro.”


“Pra quem não conhece, o deputado Júnior Brunelli [quem fez a oração acima e que em outro vídeo foi flagrado recebendo dinheiro de propina] é pastor e filho do "apóstolo" Doriel de Oliveira, proprietário da Igreja Casa da Bênção.”



A tragédia foi mais que anunciada. Já não nos assusta nem mais isso. É depressivo ver o nosso estado quando olhamos coisas assim. Talvez seja o caos total. O fim. Prova disso é que não se pode imaginar algum extremo que realmente nos impressione, quando o assunto é roubalheira, corrupção ou outros crimes envolvendo pastores ou líderes evangélicos.



Pense comigo: você se assustaria se uma igreja fosse achada como depósito de mercadorias ilegais apreendidas pela polícia federal? Eu não. No máximo, lamentaria. Você se sentiria constrangido se alguém lhe dissesse que viu, em rede nacional, um grande líder evangélico ser preso, e algemado, compondo uma quadrilha de traficantes e assassinos? Eu não. Infelizmente, não.



Não há mais extremos do absurdo em que se pensar para se usar de comparação. A realidade é mais cruel. Mais triste do que qualquer suposição ou obra de ficção. A propósito, não temos que nos impressionar com a ficção (filmes, novelas ou outras obras). Já foi o tempo em que podíamos pensar que elas exerciam má influência sobre os ditos cristãos evangélicos. Hoje, a ficção é que é má influenciada por estes. Os autores apenas retratam a realidade, que é má, de forma mais popular e inteligível à grande massa.



Quero, entretanto, como pastor protestante há quase duas décadas levantar minha voz diante do rebanho que o Senhor conferiu aos meus cuidados pastorais e dizer: Não aceito isso! Repudio com toda força e indignação que há em mim qualquer forma de identificação com esta gente. Não sou e não somos evangélicos como estes outros. Não estamos buscando em Deus a bênção para fazer o mal. Não somos instrumentos para estender a corrupção e a desgraça moral pelo nosso bairro, nossa cidade ou nosso País. Não queremos em nossas vidas estas bênçãos cujos “instrumentos” são profanos e envergonham descaradamente nossa nação.



Não deixaremos de nos relacionar com gente corrupta e pecadora. Não se trata de isolarmo-nos do mundo. Pelo contrário, queremos pessoas com todos os defeitos e debilidades que tenham. Sejam físicas, morais ou até mesmo de caráter. Nós mesmos temos nossos defeitos a serem tratados. A diferença que que não abrimos mão de ser Luz e Sal. Queremos ser pessoas na instrumentação de Deus para transformar o mundo e melhorar as pessoas.

Fico com a oração de Jesus em favor dos seus discípulos:

“Pai... Não peço que os tires do mundo, mas que os preservem do Mal”



Rev. Marcelo,

em 03 de dezembro de 2009