24 de novembro de 2011

O dia de um capelão

OS MINEIROS DO CHILE: As tragédias deles e as nossas.
A PROPÓSITO DE UM ACIDENTE AÉREO FATAL
Foi emocionante! O mundo todo assistiu e sentiu o aperto no peito, um misto de dó e de alegria, quando o pai abraçou o filho. Foi um alívio e uma vitória saber que cada um dos 32 mineiros que estavam há 69 dias isolados dentro de uma mina foram resgatados com vida. Mais uma vez nos víamos ali, identificados em mais uma tragédia em tempo real. A dor daqueles homens lá em baixo e de suas famílias aqui em cima era algo que, de tão pesado e forte, evitávamos até de pensar ou falar. Mas agora podemos botar pra fora todos aqueles sentimentos de confusão e de esperança que se experimentou naqueles dias.
Foi muito triste! No sábado último pela manhã, um acidente com um avião planador à vela que espatifou no ar, levou à morte dois jovens cheios de vida, de esperança e com o sonho de serem pilotos militares para defender nossa pátria se necessário sob o preço da própria vida. A notícia me chegou em meio a um encontro de outros 150 jovens, dentre os quais muitos eram colegas de escola das vítimas, em um sítio, onde se reuniam em retiro espiritual para uma celebração da vida e da alegria em servir ao Senhor. Novamente estávamos envolto a um misto entre a alegria do encontro e a tristeza da partida.
A certa altura, deixei o encontro de jovens, e acompanhado por alguns deles, me desloquei até o local onde se encontravam os pais e demais familiares de um dos rapazes. Nossa missão agora era a de chorar com os que choravam. Ficamos ali toda a tarde do domingo. Ao retornar nutríamos no peito um misto de missão cumprida e o desejo de ter ficado um pouco mais, de ter falado um pouco mais ou, quem sabe, de ter chorado um pouco mais.
O que desejo compartilhar com o(a) leitor(a) sobre estes dois episódios dessa densa semana é a oportunidade que temos, o tempo todo de nos tornarmos partilhadores do Reino de Deus em todas as circunstâncias da vida. Não apenas pedimos ao Pai que venha o seu Reino. Temos nós mesmos, seus filhos a oportunidade de fazer vir o Reino do Pai, em cada situação que vivemos em nosso dia-a-dia.
Sendo assim o meu convite pra você hoje é o mesmo das Escrituras Sagradas, que ouso parafrasear aqui para torná-la mais próxima de nós:
Alegrem-se com os que se alegram por serem libertados e chorem com os que choram por estarem enlutados
  Com carinho,                                                                                                                Pr. Marcelo
em uma quinta-feira, 14 de outubro de 2010 23:02:51

Nenhum comentário: