9 de março de 2012

AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM

O zamyr e o nephesh (os salmos e a vida)




"Certas canções que ouço cabem tão dentro de mim que perguntar carece, como não fui eu quem fiz?" "Uma anatomia de todas as partes da vida humana." Assim um poeta e um teólogo expressaram o que vejo no livro dos salmos. Todas as nossas emoções, estórias, medos e paixões encontram ressonância nesta caixa. Penso que não haja referencia de algum acontecimento, tragédia ou conquista humana que não tenha um paralelo em alguns dos salmos.



Salmos são canções, poesia. E como toda canção ele ao mesmo tempo enleva, alimenta e ensina. Enleva porque durante uma determinada canção nossa alma se deleita, se entrega, adormece e volta a acordar. Alimenta porque tem a propriedade de tocar em diversas partes de nosso ser e dar prazer. Há canções que "usamos" quando queremos protestar ou extravasar; há outras que desejamos quando a nossa alma precisa de descanso e proteção, e ainda outras que consumimos quando queremos mostrar algo: felicidade, gratidão, acolhimento, saudade, etc E ensina porque tem uma conexão direta com a nossa estrutura cognitiva. Memória, compreensão, crítica, raciocínio, e outros, tudo está em jogo enquanto cantamos ou ouvimos uma canção. Um amigo me disse: Marcelo, a musica é extremamente importante na igreja porque o povo aprende o que canta.



Temos trazido neste mês de março algumas percepções e motivações do salmo 23 de forma que as confrontemos com aspectos indispensáveis à vida. Questões absolutamente essenciais ao bem viver podem ser respondidas e refletidas neste salmo. Eis algumas delas: felicidade, direção, satisfação, segurança em meio às dúvidas e aos perigos, descanso, vitória nas lutas, superação, eternidade e outros.



Minha oração ao "Pai-stor" é para que você receba estes recursos da Graça como quem ouve uma canção que te faça bem à alma. Para alguns pode soar como uma canção de ninar, igual a que a vovó ou a mãe cantavam e agente dormia tranquilo e seguro. Para outros uma canção nova, que se identifica com os desejos e emoções mais profundos e escondidos da alma, tornando-a bela e inesquecível. Ou mesmo para aqueles aos quais será apenas mais uma canção, ainda o faça apenas parar para escutá-la. O que já é muito bom!



Com carinho e apreço, Pr. Marcelo (em 08/03/2012

Nenhum comentário: