9 de março de 2012

O SANGUE DERRAMADO DO BISPO ROBINSON CAVALCANTI

O tema é de um artigo do Rev. Elben Lenz Cesar, na coluna “opinião” da Revista Ultimato que será publicada na edição de Março/abril. Me apeguei a ele para repartir com a minha igreja esta notícia trágica, dolorosa e de conseqüências tão marcantes para o futuro da igreja e da família cristã brasileira. Dom Robinson tinha a presença confirmada como preletor do encontro de capelães do qual participarei em Valinhos, nos dia 19 a 23 deste mês. Não virá mais. Todavia suas preleções, idéias e teologia, serão ainda usufruídas de muitos, por muitos e muitos anos, em seus arquivos de texto, áudio e vídeo... confira parte da matéria.




“...A última notícia de sangue derramado (até o momento) é igualmente chocante. Um rapaz de 29 anos, no último domingo, por volta das dez horas da noite, matou a facadas os próprios pais adotivos, ambos com 64 anos, na casa deles, na cidade de Olinda, PE. O morto é o bispo anglicano da Diocese do Recife e cientista político Robinson Cavalcanti, ex-professor da UFPE e da UFRPE, além de ex-coordenador do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor conferencista-visitante na Universidade do Alabama, em Birmingham. Um dos mais antigos defensores da missão integral da igreja, Robinson batalhava por uma sociedade solidária e uma economia pós-capitalista inspirada nos valores judaico-cristãos. Participou de numerosos movimentos em defesa da justiça social. Coordenou, entre as igrejas evangélicas, as campanhas presidenciais de Lula, de 1989 e 1994. Participou da campanha do “Parlamentarismo” e da campanha “Fora Collor”. Foi um dos redatores de importantes documentos, como “A Responsabilidade Social da Igreja” (Grand Rapids, EUA), “O Evangelho e a Cultura” (Willowbank, Bermudas) e “Estilo de Vida Simples como Opção Cristã” (Hoddesdon, Inglaterra), entre outros. No Núcleo Interdisciplinar de Estudo sobre a Sexualidade (NIES) da UFPE, defendeu, como convidado, a posição ortodoxa da Igreja no 5° Congresso Brasileiro de Homossexuais.



Autor de mais de mil artigos sobre teologia e política e de treze livros (três dos quais foram publicados pela Editora Ultimato), Robinson Cavalcanti era o mais antigo colaborador da revista Ultimato. O último artigo de sua lavra sairá na edição de março/abril. Nele o bispo anglicano queixa-se de que “os cristãos não querem sair da zona de conforto, se engajar, se libertar da imprensa manipuladora, lançar mão das ferramentas das ciências sociais, se chocar com os donos do poder...”.

Que o Senhor console a todos! Pr. Marcelo

Confira o artigo completo em

http://www.ultimato.com.br/conteudo/o-sangue-derramado-do-bispo-robinson-cavalcanti

publicado no boletim da Igreja Presbiteriana em Aldeia da Serra - 04 de março de 2012

Nenhum comentário: