15 de fevereiro de 2008

NOVOS ÍCAROS



A Fascinação pelo poder persiste ao longo da história da Humanidade. Por ano são formados milhares de novos profissionais em nosso País. Todas as categorias do saber são contempladas com novos “doutores”, “técnicos” e “cientistas” nas mais diversas áreas. De médicos a mecânicos, de padeiros a garçons, de engenheiros a atores. Enfim, ex-alunos que agora, com um diploma em baixo do braço, partem em busca da sua conquista pessoal: fazer carreira.

Pra além da busca de uma profissão e conseqüente sustento familiar, há o aspecto do poder em toda conclusão de alguma etapa de aprendizado. Rubem Alves diz em uma de suas obras mais significativas para a educação que conhecimento é poder, portanto temos que ter muito cuidado com quem vamos dar este poder. Os magos e os encantadores eram poderosos justamente porque dominavam mistérios e conhecimentos que ninguém mais possuía.

Lembra da lenda chamada o sonho de Ícaro? É a história de um homem que sonhava em voar. Ele tentou de todas as formas atingir este sonho, sem sucesso. Até que encontrou um meio através da construção de asas feitas com cera, que ele acoplou ao seu próprio corpo e então conseguiu voar. Você já deve ter ouvido falar que o ser humano é insaciável em seus desejos, não é mesmo? Pois bem. Ícaro, ao conseguir voar, ficou tão entusiasmado com a conquista que decidiu extrapolar os limites da sua própria invenção. Desejou voar pra sempre, e cada vez mais alto. Até que suas asas foram derretidas pelo calor do Sol.

Muitos, quando se lembram de Ícaro, o chamam de tolo. “Coitado, não soube lidar com o conhecimento, com os limites e, principalmente, com o poder”, dizem. Mas será que foi apenas Ícaro que esteve sujeito a este mal? Creio que não. Todos nós temos a tendência da fascinação com o poder. O dito popular reza que a diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dose.

Quando não conquistamos nada não estamos de acordo com o chamado divino. Deus nos criou para crescermos e algo mais. Todavia, vale lembrar de nossos limites e de que devemos saber a hora de parar. Mesmo nesta hora podemos contar com o auxílio divino que também nos ensina em sua Palavra: Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará (Tg. 4.10)


Marcelo Coelho Almeida, 1º Ten Capelão FAB

por ocasião do culto de formatua do aspirantado (espadão) da AFA (Acadamemia da Força Aérea) esquadrão Sírius.

Nenhum comentário: