11 de março de 2008

DEUS CUIDA DE NÓS



Pois do Senhor é o Reino, é Ele quem governa as nações. Salmo 22.28
Precisamos sentir-nos seguros e confiantes. Tanto quando olharmos para o passado, seja com júbilo ou lágrimas, quando vislumbrarmos o futuro incerto. Além, é claro, em cada situação presente todos nós queremos que tudo esteja bem. Quando pensamos na providência divina é restaurado em nosso ser a segurança e a confiança. “As obras da providência de Deus são, à sua maneira, muito santa, sábia e poderosa para preservar e governar todas as suas criaturas e todas as ações delas”.

As datas festivas trazem memórias. Aniversários, casamentos, formaturas, etc. Somos tomados de nostalgia quando estamos diante de uma comemoração ou celebração especial. É assim também com a Páscoa, Natal, ou ano novo. Mas também a nação quer ser lembrada quando passamos por datas que marcaram sua história. Assim temos o dia disso ou o dia daquilo, o dia desse tal ou daquele outro . Em alguns desses dias é feriado nacional. Param-se todas atividades sob o mandato soberano da nação: lembrem-se!

Estamos atônitos e perplexos com as ocorrências dos últimos dias. Diante da violência desmedida e do clima de insegurança devemos parar. Este é, antes de tudo, um momento de lembrarmos da nação. Voltarmo-nos para os seus símbolos com o sentimento de confiança e esperança. Sobretudo os discípulos de Cristo devem participar deste momento. Isto porque não cremos em Deus alheio ou distante dos acontecimentos de nosso povo, quer seja no passado, presente ou futuro.

A nossa teologia diz: “A doutrina da providência ensina aos cristãos que eles nunca estão presos à sorte cega, à casualidade, ao acaso ou ao destino. Tudo o que lhes acontece é divinamente planejado, e cada acontecimento chega como um novo convite a confiar, a obedecer e a regozijar-se, sabendo que todas as coisas ocorrem para o seu bem espiritual e eterno (Rm8.28)”


Quando pensamos na história de nossa nação brasileira lembramos de um passado de muitas tristezas mas também de muitos triunfos, vivemos hoje um tempo difícil moral, social e politicamente, mas podemos esperar um futuro onde jaz a promessa de que Deus é não apenas o criador dele mas seu sustentador. Portanto estejamos seguros e confiantes naquele que ‘governa as nações’. Deus abençoe o Brasil. Deus abençoe São Paulo.
Rev. Marcelo Coelho

Um comentário:

Flavio Antonio Soares de Sousa disse...

Reflexão oportuna para nosso atual momento politico/social.