3 de março de 2008

ENFRENTANDO AS PROVAÇÕES E TRIBULAÇÕES



Como o cristão deve enfrentar as tribulações e provações e ser um vencedor? Esta deve ser a pergunta que devemos fazer quando as coisas não vão bem. Uma reflexão séria na carta de Tiago nos ajuda a resolver esta questão. Ao invés de ficar abalado, irado, e atacar a todos que estão ao seu redor por causa dos problemas, devemos fazer o que a Palavra de Deus nos diz. O texto bíblico é o de Tiago capítulo 1.



Temos, portanto diante de nós cinco atitudes que devemos tomar toda vez que enfrentarmos momentos difíceis:



1. Enfrentar as provações com o espírito correto (vv 2-4).
Primeiro com alegria e regozijo no coração (v.2), e não com amargura, ira, desânimo, revolta e etc. Segundo reconhecendo a causa das provações que podem ser: a) Deus usa a provação para produzir caráter maduro (v.3); b) Ele quer que sejamos perfeitos (v.4) as provações em nossas vidas tem um caráter pedagógico, e sempre nos tornam pessoas melhores. O padrão de Deus para todo cristão é a busca da perfeição.



2. Orar por Sabedoria (vv 5-8).
A sabedoria vinda de Deus nos mostra como agir em meio aos testes da vida (Tg 3.13-18); temos que orar a Deus clamando por sabedoria (v.5). devemos orar confiante na liberalidade de Deus e com fé de que iremos recebê-la, sem duvidar.



3. Reconhecendo o caráter passageiro das coisas e circunstâncias da vida (vv 9-11).
As tribulações são passageiras e transitórias. Os problemas financeiros, profissionais, sociais e outros representam momentos e situações em nossas vidas que de uma hora pra outra deixam de existir. O cristão deveria reconhecer que os problemas não duram para sempre.



4. Reconhecer as origens das provações e tentações (vv 12-18)
a) Deus tem um propósito para todas as coisas, também para as nossos sofrimentos. Deus manda as provações com o propósito de provarmos e nos dar recompensa (v. 12). b) A tentação vem do nosso coração (vv. 13-15). Não é Deus quem nos dá a tentação, isso devido sua santidade e justiça. Se observarmos o processo de geração do pecado veremos que a fonte está nos desejos de nosso coração. c) Toda boa dádiva vem de Deus (vv16-18). Isso porque ele é santo e imutável. A maior dádiva é que ele nos gerou para sermos seus filhos.



5. Disposição para aprender (vv. 19-20).
a) nossa disposição natural e pecaminosa diante da aflição é irar-nos. Isso com impaciência, desânimo, desistência, cólera e desabafo. Queremos resolver na força da carne, com a atitude puramente humana. Mas a atitude correta é “prontidão para ouvir (aprender)”, Além disso ser tardio para falar e para se irar. O motivo é que “A ira humana nunca acha uma solução que Deus aprove”. A raiva humana nunca nos tornará justos como Deus exige (v.20).



Mesmo sendo diversas e variadas as fontes de tribulações e sofrimento a atitude do cristão deve ser sempre a mesma. Aquela que não apenas o ajudará a enfrentar de forma positiva e vitoriosa a crise como também o tornará maduro e justo diante de Deus.
MCA

"Todo Sofrimento humano deve ser levado à Cruz. Ele voltará de lá desabsurdificado". (TL John Stott)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá !
Que bom que te achei, preciso de seu contato, ok?
Como vai sua familia... Que Deus os abençoe!
Cris (Psicologia Mackenzie)
akscsks@hotmail.com