24 de janeiro de 2008

Vitória e Triunfo?

Vista noturna da cracolândia
(fonte: Google/imagens)

O título deveria ser outro. Mas está certo. Vitória e Triunfo. Nomes que lembram coisas boas: Conquista, sucesso, superação, reconhecimento, enfim, coisas que queremos esperamos e sobre as quais pregamos.

Mas as aparências enganam. Quando falo que o título deveria ser outro é porque o assunto de que falo tem haver com exatamente o contrário. Ruína, perda, derrota, desgraça.

Refiro-me à esquina de duas ruas em nossa cidade que têm estes respectivos nomes (Rua Vitória e Rua do Triunfo). Esta esquina está nas imediações da estação da Luz (outro nome sugestivo) e é também conhecida como cracolândia. Ali centralizam-se os traficantes e usuários de uma das mais destruidoras e arrasadoras drogas dos últimos tempos. O craque, também denominado “pedra” ou “pedrinha”, que tem a cocaína como ingrediente principal.

Crianças, jovens e adultos estão a qualquer hora do dia ou da noite em uma destas ruas com seus corpos e suas almas expostas à realidade de destruição, ruínas e perdas que a cada dia se tornam maior.

E o interessante é que o que os leva para lá são exatamente uma busca incessante da realização máxima de se encontrar a luz, a vitória e o triunfo. São pessoas à procura do alívio da dor. Dor de não se ter uma família. Dor de conviver com problemas sem respostas. Dor de serem como são, dor de terem nascido... talvez onde nasceram. Dor que quanto maior, maior a busca pelo prazer. E quanto mais prazer melhor, ou menos dor.

Vitória e triunfo podem ser sinônimos também de esperança, restauração e transformação para aquelas pessoas se nós como vitoriosos e triunfantes do Reino de Deus apresentarmos nossas vidas ao Senhor como instrumentos e a elas como testemunho vivo de que a mensagem de Cristo é uma mensagem para o ser-humano por completo. E que a “salvação” de nossas “almas” pode ser também libertação do vício, uma casa pra morar, uma família re-lembrada ou re-vivida, a dignidade de ser-humano de volta. Uma nova percepção de prazer e alívio. Um que não requer em troca a deterioração do ser. Mas o alívio do próprio ser de Deus. Disse Jesus: "Vinde a mim... e EU vos aliviarei. "
Marcelo Coelho Almeida
escrito em 1999

Nenhum comentário: