3 de março de 2008

A RELIGIÃO NA CASERNA: O Papel do Capelão Militar

Dissertação de Mestrado stricto sensu apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, como um dos requisitos para obtenção do grau de mestre no curso de pós-graduação em Ciências da Religião.

Orientador: Prof. Dr. Antonio Máspoli Gomes




São Paulo
2006
MARCELO COELHO ALMEIDA

a religião na caseRna:
O PAPEL DO CAPELÃO MILITAR


Dissertação de Mestrado stricto sensu apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, como um dos requisitos para obtenção do grau de mestre no curso de pós-graduação em Ciências da Religião.

Aprovada em Fevereiro de 2007.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Antônio Máspoli de Araújo Gomes
Orientador

Prof. Dr. Calvino Camargo
Centro Universitário de Maringá (CESUMAR)

Prof. Dr. João Baptista Borges
Universidade Presbiteriana Mackenzie

RESUMO


Esta pesquisa procura avaliar o trabalho de um capelão militar. O foco central é analisar sua influência e a validade de seu trabalho dentro de uma Organização Militar. A partir de constatações históricas, teológicas, técnicas e práticas, no transcurso do trabalho procura-se comprovar a hipótese de que a capelania sempre foi, é nos dias atuais, e sempre será de extrema relevância para as Forças Armadas. O serviço de capelania em nível de influência, validade e importância está para uma Organização Militar tal qual a espiritualidade e a religião estão para o ser humano. O caminho percorrido nas constatações obtidas passa primeiramente por uma via histórica desde os primórdios até sua regularização e prática expansiva nos dias atuais. Depois, passa pela questão religiosa. Analisa, por um lado, a pessoa humana, sendo esta dotada de espiritualidade e, portanto, necessitada do encontro com o sagrado; e por outro lado, analisando o ambiente militar como uma instituição total, cujo conceito aponta inexoravelmente para uma intervenção de ajuda no que tange aos recursos oferecidos pelas crenças religiosas. Por fim, este caminho é trilhado em meio á prática profissional do autor, como capelão evangélico da Aeronáutica. A profissão militar de um capelão é abordada separadamente quanto ao militarismo e ao trabalho religioso, não deixando de lado a intersecção dos dois, formando assim um conceito de capelania militar.


Palavras-chave: Religião, Capelania, Capelania militar. Força Aérea Brasileira.
disponível em www.mackenzie.com.br (programa de Mestrado em Ciências da Religião>Dissertações e Teses)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá sr. Marcelo, a paz do Senhor. Gostei muito do teu trabalho, ao ler a tua tese de mestrado, e gostaria de conversar contigo a respeito do trabalho da capelania. Sou webmaster do ministério "Militar Cristão", e possuo um portal destinado à Capelania Protestante, no qual me proponho a auxiliar quem gostaria de ingressar nas Forças Armadas ou Auxiliares nessa importante função. Desejo entrar em contato contigo acerca desta tese e do teu trabalho como capelão. Que Deus te abençoe desde já.

Anônimo disse...

Fico feliz em ver o trabalhão do Capelão Militar. Parabens. Sou militar e estou preparando a minha monografia para apresentar ao final do curso, o tema : Recuperando profissionais militares através da palavra de Deus. Estou precisando de material. Obrigado. souzagivago@ig.com.br
Não sou capelão, mas servo de Deus.